Reflexão: Roger Machado traz questionamentos sobre o racismo no Brasil

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! Na partida entre Fluminense e Bahia, pelo campeonato brasileiro no último sábado (12) no Maracanã, o que menos importou foi o resultado do Jogo. O grande momento dessa vez, aconteceu fora das quatro linhas.

Roger Machado, técnico do Esporte Clube Bahia, na entrevista coletiva após a derrota do tricolor baiano, que perdeu de 2 a 0, falou sobre o racismo que assola o Brasil e destacou o porquê de somente dois técnicos negros (ele e Marcão, do Fluminense) comandam clubes da série A, do campeonato brasileiro.

“Se não há preconceito no Brasil,  por que o negros têm um nível de escolaridade menor que os dos brancos? Por que a população carcerária 70%, dela é negra? Por que quem mais morre são jovens negros no Brasil? Por que os menores salários, entre negros e brancos, são para os negros? Entre as mulheres negras e brancas, são para as negras? Por que, entre as mulheres, quem mais morre são as mulheres negras? Há diversos tipos de preconceito. Nas conquistas pelas mulheres, por exemplo, hoje nós vemos mulheres no esporte, como você (a repórter que fez a pergunta), mas quantas mulheres negras tem comentando esporte? Nós temos que nos perguntar. Se não há preconceito, qual a resposta? Para mim, nós vivemos um preconceito estrutural, institucionalizado”, questionou.

Confira a entrevista completa:


Siga o Comunidade Notícia no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.