Recorde: Brasil tem a melhor campanha da história em Parapans

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! Os atletas brasileiros estão de parabéns pelo desempenho nos Jogos Parapan-Americanos de Lima-2019, no Peru. O Brasil bateu recorde de medalhas e encerrou os Jogos com a melhor campanha de todos os tempos.

Depois de superar as próprias no sábado, neste domingo, 1º de setembro, o País bateu o recorde de ouros e de medalhas do México de 1999.

A equipe brasileira terminou com tranquilidade na liderança do quadro de medalhas pela quarta edição consecutiva com 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes, com 308 no total.

O México, na primeira edição do Parapan, realizado na Cidade do México, há 20 anos, faturou 121 ouros, 105 pratas e 81 bronzes, com 307 no total.

“Lima foi um ótimo termômetro para avaliar o caminho que nós estamos trilhando. Nosso planejamento é para dois ciclos, para oito anos: Tóquio-2020 e Paris-2024″, disse Alberto Martins, chefe da delegação brasileira.

“A meta interna nossa era superar Toronto em todos quesitos. Desde a delegação, número de atletas em finais, número de mulheres, número de classes baixas. É o nosso planejamento de renovação”, afirmou.

Na última edição do Parapan, no Canadá, foram 109 ouros e 257 medalhas.

Agora o foco é manter o Brasil no Top 10 do quadro de medalhas na Paralimpíada de Tóquio.

Alberto não quis fazer uma projeção de medalhas para a competição do ano que vem. Prefere aguardar os Mundiais de natação e de atletismo, respectivamente em setembro e novembro.

“A gente sabe que do Top 10 para o Top 5 é questão de uma, duas medalhas. Então a gente precisa sempre estar ali naquele Top 10”, comentou.

Poupar atletas

Para a próxima edição do Parapan, em Santiago-2023, o Brasil cogita adotar método parecido com o dos Estados Unidos, que terminaram em segundo lugar no quadro de medalhas, com menos da metade de ouros do Brasil.

Foram 57 primeiros lugares, 62 pratas e 63 e bronzes, com total de 182. A ideia é apostar mais jovens na próxima edição com a possibilidade de poupar medalhões.

“Estados Unidos e Canadá trouxeram jovens e estão investindo neles. Nós também estamos fazendo, mas temos de estar muito atentos”, disse.

“Poupar atletas depende muito do momento. O Brasil precisa começar a jogar com a regra da competição. O tênis de mesa já fez isso em Lima. Então algumas estratégias nós precisamos já começar a utilizar. E, talvez, nós precisamos também, apesar que pessoalmente eu tenha algumas restrições com relação a isso, pensar se não vale a pena a gente também não se mostrar muito ao mundo em determinados momentos. Porque todas as equipes veem agora o Brasil como o país a ser derrotado”, encerrou.

Confira os cinco primeiros países no quadro de medalhas final dos Jogos Parapan-Americanos de Lima-2019:

– Ouro Prata Bronze Total

1. Brasil 124 99 85 308

2. Estados Unidos 58 62 65 185

3. México 55 58 45 158

4. Colômbia 47 36 50 133

5. Argentina 26 38 43 107

 

Com informações Só Notícia Boa


Siga o CN no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.