Professor lança livro para elevar autoestima de crianças com cabelo crespo

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! O professor nordestino, Nicácio Belfort, lança livro “João e o Cabelo Mais Lindo do Mundo” no intuito de ajudar as mães e pais na criação dos filhos no combate ao racismo.

O autor do livro, ao longo da vida, passou por muitas situações de racismo e processos de aceitação da sua negritude.

Livro

O professor conta que, há um tempo, conheceu um menino preto, na faixa dos 6 a 7 anos de idade, que dizia não querer ser preto, pois “as pessoas falam coisas de quem é preto”.

Foi então que Nicácio decidiu fazer uma leitura especial para a primeira infância.

“Como professor há 18 anos, eu vi que alguns meninos e meninas sofrem por causa dos seus fios e, se a gente fala isso desde a primeira infância eles já crescem com a autoestima elevada”, afirmou.

O livro apresenta um personagem João, inspirado no próprio autor, que sofria muito bullying na escola por conta do seu cabelo crespo, foi então que, triste e desmotivado, foi acolhido por um amigo da escola que decidiu inscrevê-lo num curso de cabelos lindos. E, adivinha só? João ganhou! A partir de então, começou a se amar, orgulhar e empoderar.

“As experiências pessoais são, sem dúvida, um alerta para que as pessoas sejam antirracistas. Todos somos iguais, merecemos respeito e dignidade”, afirmou. Relevando que a principal mensagem é olhar para o outro como se fosse para si e assim refletir.

João ainda vai continuar se aventurando, encontrando com pessoas albinas, com nanismo, cadeirantes e dentre muitas outras para poder ajudá-las a aceitarem suas diferenças.

Outros projetos

Nicácio também tem outros projetos, o Amor de Papai Real, que promove o assunto entre pais e, também, Fazendo o Bem, que reverte parte das vendas dos livros em ajuda para as pessoas em situação de vulnerabilidade social no interior de Pernambuco.

 

Informações Razões Para Acreditar

 

 


Siga o Comunidade Notícia no Facebook, Instagram e Youtube 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *