Outubro Rosa: Confira programação especial na capital baiana

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! O Outubro Rosa é um movimento de mobilização pela saúde da mulher e de conscientização para controle do câncer de mama.

De acordo com o Intituto Nacional de Câncer (Inca), a ação foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e hoje mobiliza o mundo inteiro.

Aqui em Salvador, uma série de atividades estão sendo realizadas. Confira a lista:

 

Shopping Barra

Informações sobre principais sintomas, passo a passo para o autoexame das mamas e todo tipo de orientação que contribua para a prevenção, detecção e diagnóstico do câncer de mama. É com esse objetivo que a Clínica da Mulher – Anna Paola Noya Gatto, em parceria com o Shopping Barra, estará de 1° a 15 de outubro com a campanha “Eu Amo Viver” em um stand montado no local. Médicas mastologistas, estudantes de medicina e profissionais de saúde estarão a postos para conversar sobre o tema. O stand funcionará no piso L3Sul, próximo às Lojas Americanas, de segunda a sábado das 9h às 22h, e aos domingos de 12h às 20h. Além da presença das equipes de saúde, haverá também oferta de cartilhas informativas e distribuição de brindes.

 

Clínica Emeg

A clínica abraça a causa com a campanha “Mulher & Laser & Amor”. Durante a ação, a cada laser realizado na clínica, um outro tratamento de laser será doado para quem teve câncer de mama e não tem condições de arcar com os custos do procedimento. O tratamento com o laser é uma alternativa para mulheres que enfrentaram a doença, pois alguns tipos de câncer de mama são estrogênio dependentes e, por isso, o tratamento envolve bloquear esse hormônio, o que deixa a mulher em status de menopausa, com atrofia e ressecamento vaginal. Como a reposição hormonal é contraindicada para essas pacientes, o laser vaginal é uma opção não medicamentosa e não invasiva capaz de controlar os sintomas. Mais informações através dos telefones (71)3342-3709 / 98669-9770 (whatsapp)

 

IV Moto Passeio Rosa

IV Moto Passeio Rosa será exclusivo para as MULHERES!O grupo abraça na ocasião uma ação solidária de doação de pacotes de leite para o NASPEC!!! O evento será no dia 16 de outubro, às 09h, saindo do Largo da Mariquita em direção ao Farol da Barra. Mais informações pelo número 98321-9043 (Itana) / 9 9294.1234

Shopping Paseo

O Shopping Paseo realizará um bate papo no dia 28 de outubro, às 16h, sobre o câncer de mama, prevenção, diagnóstico precoce e autoestima. A ação será com a psicóloga Niliane Brito, a jornalista Gina Reis e a médica mastologista Aline Viana.

Shopping Itaigara

Entre os dias 3 e 23 de outubro, o Shopping Itaigara divulga uma exposição fotográfica que traz a imagem de 20 vencedoras contra o câncer que mais mata mulheres no Brasil. A mostra visa promover a autoestima e servir como inspiração para tantas outras mulheres que se veêm acometidas pela doença. Em paralelo, e para chamar a atenção para a campanha, a fachada do shopping ficará completamente iluminada de rosa.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá continuidade nesta quarta (13) e quinta-feira (14), à programação especial do Outubro Rosa, com o objetivo de motivar os cuidados preventivos com a saúde da mulher. Ao todo, 29 unidades estão envolvidas para intensificar a oferta de consultas, exames e orientações em combate aos cânceres de mama e de colo de útero.

Secretaria de Saúde do Município

São disponibilizados diversos procedimentos nos postos espalhados pela cidade. Dentre eles estão coletas de preventivos ginecológicos e exame clínico das mamas; encaminhamentos para mamografias, laqueadura, inserção de DIU e ultrassonografias mamária e transvaginal; testagem rápida para HIV, sífilis, HCV e HbsaAg; exame preventivo, clínico das mamas e encaminhamento para o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh).

Também são promovidas consultas com equipe de enfermagem, salas de espera com palestras sobre a importância da avaliação clínica e temas relacionados ao empoderamento feminino, e busca ativa de mulheres para encaminhamento e realização de preventivo. Já nos Multicentros de Saúde da capital, ocorre o agendamento de mamografias e ultrassons para as mulheres encaminhadas pelos Distritos Sanitários.

A lista de unidades que realizam esses procedimentos durante todo o mês de outubro da mobilização está disponível no card oficial da SMS, bastando acessar o QR, ou no site www.saude.salvador.ba.gov.br/ unidades-saude-preventivo/.

Programação:

  • USF Zulmira Barros (Costa Azul)

14/10 (tarde) – Coleta preventivo

  • USF Santa Mônica

14/10 (manhã): Palestras sobre Alimentação no climatério, Prevenção ao suicídio, Cuidados com a saúde da mulher nos diversos ciclos da vida e Saúde bucal.

  • USF IAPI

14/10 (manhã): Palestra sobre Câncer de Mama e Colo de Útero, orientação para autoexame das mamas, distribuição de panfletos para captação dos homens CIS e trans e solicitação de mamografia.

  • USF Alto do Cabrito (todos os dias do mês de outubro)

Testagem rápida, consulta de enfermagem, exame clínico das mamas, encaminhamento para mamografia e mutirão de preventivo.

  • USF Pituaçu

14/10 (manhã e tarde): Exames preventivos e clínicos.

  • USF São José de Baixo (Lobato)

14/10 (manhã e tarde): Exame citopatológico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento odontológico e palestras.

  • UBS Cabula Beiru/Pernambués

14/10 (manhã): Roda de conversa: a importância do autoexame das mamas, distribuição de materiais informativos, exames preventivos.

  • UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)

14/10 (manhã e tarde): Mutirão para coleta do exame preventivo e exame clínico das mamas e encaminhamento para realização de mamografia, roda de conversa sobre autocuidado – Saúde da Mulher, distribuição de laços cor de rosa para profissionais e comunidade, coleta de citopatológico e exames das mamas.

 

 

Informações Ibahia

 

Prevenir é se cuidar!

 

Em cada esquina tem uma notícia boa!! Divulgue!

 


Siga o Comunidade Notícia no Facebook, Instagram Youtube 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *