Oportunidade! Inscrições para oficina “O Livro como Invenção” seguem até quinta-feira (23)

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! Escritores interessados em participar da oficina “O Livro como Invenção”, ministrada pela escritora Elaine Ramos, devem se inscrever até a próxima quinta-feira (23), por meio do site incubadoragrafica. com.

As aulas abordam temas relacionados ao design, produção gráfica e encadernação de livros, e serão realizadas nos dias 29, 30 e 31, das 19h às 21h, na RV Cultura e Arte, no Rio Vermelho.

As atividades de orientação e qualificação profissional integram a segunda edição do projeto Incubadora de Publicações Gráficas, subsidiado pela Prefeitura de Salvador, por meio do Edital Gregórios – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Incubadora

O Incubadora de Publicações Gráficas é um espaço criado para acolher artistas e autores com projetos de livros de artista originais e inéditos.

O objetivo é estimular a criação e desenvolvimento desses projetos oferecendo-os orientação, capacitação, financiamento, lançamento e distribuição.

De acordo com Larissa Martina, editora e curadora do projeto, as oficinas são obrigatórias para as dez propostas individuais e de coletivos de escritores que foram selecionadas para participar do ciclo 2019/2020 do projeto.

“Resolvemos abrir 20 vagas para a participação do público em geral”, diz, acrescentando que o objetivo dessa atividade é ajudar escritores no processo de criação e desenvolvimento de publicações.

Passo a passo

Os artistas escolhidos passaram pelo crivo de uma comissão formada por editores e curadores da RV Cultura e Arte.

Foram levados em consideração critérios como criatividade, inovação e/ou singularidade; consonância com o objeto da chamada; clareza, consistência das informações e coerência na composição do projeto; capacidade do artista/autor ou do coletivo por ele representado para execução satisfatória do projeto e viabilidade orçamentária.

O financiamento engloba todo o processo de incubação, ou seja, a seleção de dez trabalhos, realização de quatro atividades de formação (aulas teóricas e oficinas práticas) para os autores dos projetos selecionados, produção dos livros em baixa tiragem e a exposição coletiva de lançamento.

O primeiro módulo das atividades de formação foi realizado, em dezembro, com três aulas ministradas por Amir Brito Cadôr.

Intitulados “Estrutura visual do livro de artista”, os ensinamentos abordaram temas como a tipologia dos livros de artista, a narrativa nesse tipo de publicações e a relação texto e imagem.

Após as aulas teóricas, oficinas práticas e uma defesa oral, os projetos de livro de artista serão financiados pela Incubadora e em junho será montado um lançamento coletivo, em formato de exposição, com os trabalhos finalizados.

 

Foto: Secom/Salvador

 


Siga o Comunidade Notícia no Facebook e Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *