Inspirador! Única brasileira aprovada em intercâmbio na Califórnia, baiana cria vaquinha para custear viagem

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! As dificuldades não impedem a estudante baiana Liliane Soares, 22 anos, de ir em busca dos sonhos. Ela ganhou uma bolsa de estudos da Universidade da Califórnia para estudar empreendedorismo e inovação.

Ela criou uma vaquinha para custear a viagem e despesas que terá durante sua estadia, clique aqui e apoie.

Dificuldades

A mãe da jovem, Vera Lucia, artesã, dizia para filha “comer letra”, pois assim teria um futuro melhor do que ela teve. Liliane pegou aquelas palavras e fez delas seu passaporte para um futuro com oportunidades que nunca imaginou nem nos seus sonhos mais dourados.

“Eu não conheci minha família paterna. Meu pai morreu quando eu tinha 1 ano. De família de sangue, eu só tenho a minha mãe. Então, a gente sempre sobreviveu com pessoas que nos ajudavam, com comida, roupa, remédio, casa, quando tivemos que morar de favor”, disse Liliane em conversa com o Razões.

“Inclusive, para estudar, tive que migrar de uma casa pra outra. Por isso, sempre tive a consciência de estudar para eu ter minhas coisas, conquistar espaços, e dar a minha mãe uma vida digna. A perspectiva não é morrer com 20, 30 anos”, completa.

Ainda que fossem muitas as dificuldades, as oportunidades apareceram uma atrás da outra.

Conquistas

Em 2014, durante o ensino médio, Liliane conquistou uma bolsa de estudos da Associação Cultural Brasil Estados Unidos. A jovem terminou o curso de inglês com nível B1 de proficiência.

Após dois anos, fez vestibular para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Aprovada, Liliane teve que deixar a mãe em Salvador para ir morar em Teixeira de Freitas, distante 900 km da capital baiana.

Universidade da Califórnia

No início do ano, a UFSB firmou uma parceria com o Banco Santander para a oferta de bolsas de intercâmbio. Liliane não tinha muita esperança de conseguir a bolsa em uma universidade que está no Top 5 das melhores do mundo.

A baiana não só passou em todas as etapas da seleção, como é a única mulher brasileira selecionada  para o Le Bridge Program, da UC Berkeley.

De agosto a dezembro, Liliane vai passar quatro meses realizando cursos básicos para aumentar seu conhecimento técnico sobre empreendedorismo e inovação. Até avançar para a ideia de uma startup e experimentar a cultura empreendedora do Vale do Silício!

“O curso vai oferecer orientações de como é empreender. O primeiro semestre é de curso, o segundo, de estágio. Os alunos serão apresentados a empreendedores, advogados, designers, uma equipe multidisciplinar. As ideias mais criativas vão receber investimento para virarem negócios”, explica a jovem.

Em janeiro de 2020, ela vai poder optar entre desenvolver a ideia da startup ou trabalhar em um projeto de inovação corporativa para transformá-la em um conceito tangível e protótipo de trabalho no Schoolab San Francisco, na Califórnia, ou em Paris, na França.

Vaquinha Online

Porém, a bolsa não cobre todas as despesas que Liliane terá durante o intercâmbio. Além disso, ela só receberá a bolsa quando chegar na Califórnia: ou seja, a parte burocrática (passaporte, visto, taxa de visto) e boa parte das despesas durante sua estadia (plano de saúde, alimentação, transporte, materiais de higiene pessoal) são tudo por conta dela.

Da lista acima, a jovem riscou apenas o item do passaporte, retirado com o dinheiro de uma vaquinha de professores e colegas na universidade

 Ajude Liliane Clicando Aqui!

Foto: Razões Para Acreditar

Com informações do Razões Para Acreditar


Siga o CN no Facebook e Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.