Grupo As Labaguetes lançam fantasia para a festa de Labatut em Pirajá

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade!  Muitos blocos já começaram a se preparar para a festa de Labatut, evento tradicional que acontece após uma semana do 2 de Julho, todos os anos no bairro de Pirajá, em Salvador, em homenagem à Independência da Bahia, como As Labaguetes.

O grupo lançou no dia 27 de março deste ano, às 17h30, no instagram, a fantasia para a festa do Labatut, com o tema escolhido: Cangaço.

Para a fantasia ser a escolhida, foi necessário um processo de votação e concorrência de outras temáticas, como: Minions, Egípcia e Rainha de Copas.

O presidente do grupo, Gustavo Oliveira, explica como foi feito o processo de escolha do tema.

“Houve a realização de uma reunião entre a diretoria, que selecionou quatro fantasias: Minions, Egípcia, Rainha de Copas e Cangaceiras. Em seguida, os associados fizeram uma votação para escolher o tema. Neste ano de 2024, a mais votada foi o Cangaço”, diz.

Fantasia Cangaço/2024 – Foto:: Arquivo/As Labagutes

Fantasia Cangaço

O diretor de designer do grupo e responsável pela montagem da fantasia, Bira Hora, explana que o tema Cangaço simboliza um forte impacto nas formas de representação cultural nordestina.

“O nosso tema Cangaço representa uma grande influência cultural presente em vários segmentos da cultura popular nordestina, como nas músicas, no artesanato, no cinema, entre tantos outros, que fazem parte do cotidiano popular”, pontua.

De acordo com Alexandre Ferreira, diretor de marketing das Labaguetes, além da representação cultural, o Cangaço caracteriza a resistência nordestina, ou seja, a luta contra o racismo, a xenofobia, a opressão, a desigualdade.

“Nós das Labaguetes trazemos um fato histórico da resistência nordestina contra todo tipo de problemas sociais. Lutamos pelos direitos das mulheres e pela igualdade social”, enfatiza.

Fotos das fantasias do grupo:

As Labaguetes

Conforme revela Oliveira, as Labaguetes surgiram depois que um grupo de sete amigos desfilavam fantasiados na festa de Labatut em 2016. Mas foi a partir do ano seguinte, em 2017, que surgiu o nome As Labaguetes.

“A nomenclatura do grupo surgiu com a junção entre duas palavras: Labatut e‘piriguete’. O resultado foi este –  As Labaguetes”.

Ele comenta que para algum interessado participar do grupo, é necessária uma indicação de um associado ou fazer contato através das redes sociais solicitando o desejo de ingressar no bloco.

O presidente faz questão de ressaltar que o grupo é muito importante no bairro de Pirajá, por tudo que As Labaguetes significam na comunidade.

“Levamos alegria, irreverência, entretenimento a esse evento histórico (Festa de Labatut)”, afirma Oliveira e completa: “Nosso sonho é sermos o maior bloco travestido da festa Labatut, com trio e banda. Além disso, queremos agradecer a todos pelo carinho e reconhecimento durante esses oito anos das Labaguetes”, fala com entusiasmo.

Direção das Labaguetes:

  • Gustavo Oliveira – presidente geral;
  • Alisson Reis – diretor de produção;
  • Bira Hora – diretor de designer;
  • Alexandre Ferreira – diretor de marketing
  • Alex Araújo – diretor de compras.

Para mais informações, acessar o instagram do grupo: @as.labaguetes

Labatut

A festa de Labatut é um evento tradicional que acontece todo ano no bairro de Pirajá, em Salvador, em homenagem ao 2 de Julho, Independência da Bahia.

Os festejos de Labatut acontecem depois de uma semana do 2 de Julho. A festa é celebrada há mais de 100 anos que homenageia também Pierre Labatut, um militar francês que combateu na Guerra de Independência do Brasil.

A festa conta com a participação de moradores locais, de bairros vizinhos e muita gente de outras regiões da capital baiana. A comemoração conta com diversos artistas para animar o tradicional festejo.

—————————-Em cada esquina tem uma notícia boa!! Divulgue!——————————–

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.