Se ligue! Saiba como usar o Google para encontrar emprego
Alô, Comunidade! Muitas pessoas têm dificuldades em encontrar uma nova oportunidade de emprego na internet. Mas a gigante da tecnologia, Google, já criou uma ferramenta para ajudar o usuário a filtrar e personalizar os resultados sobre vagas disponíveis no mercado.
De acordo com dados do Google Trends, nos últimos seis meses, uma das principais perguntas relacionadas a “emprego” feitas pelos brasileiros no site foi “Como arrumar um emprego?”.
Veja um breve tutorial de como procurar por vagas, assim como outras dúvidas sobre a busca de emprego.
Como procurar emprego? Ou como arrumar um emprego?
Duas das perguntas mais pesquisadas pelo trabalhador brasileiro. Para melhorar sua busca no Google, pesquise por “empregos” e acesse a caixa azul que já vai mostrar algumas vagas.
Agora você pode seguir os passos:
- Filtros: você pode pesquisar por uma vaga por área, como “ciência e engenharia” ou “vendas e varejo”. Também é possível tentar resultados mais específicos, como “emprego de advogado em São Paulo”.
- Tipo de vaga: com o filtro “Tipo”, você indica se a busca deve mostrar vagas de estágio, meio período ou tempo integral.
- Empresas e distância: na aba “Empregado”, você pode selecionar empresas específicas que prefere trabalhar e encontrar oportunidades nelas. E também vale ajustar a distância, visualizando vagas perto da sua localização ou conferindo o tempo de deslocamento da sua casa até o local de trabalho.
- Vagas novas e velhas: a busca pode ser feita por data de publicação ou salvar onde você parou na busca anterior.
Se não sabe bem por onde começar, o site Exame fez uma matéria sobre como inovar no seu planejamento de carreira e usar Design Thinking para conseguir um emprego.
Foto: Reprodução