Se ligue! SAC Digital lança serviço de acesso à Carteira de Trabalho Digital

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Alô, Comunidade! Quem tiver interesse já pode solicitar a nova Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), serviço completamente sem custo, através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br e pelo aplicativo SAC Digital, que pode ser baixado nas lojas de app para celulares Android e iOS.

Através da plataforma, é possível pedir a nova Carteira de Trabalho Digital, que reúne informações trabalhistas em um ambiente on-line.

Como funciona

Ao clicar na opção “Obter CTPS Digital”, o usuário é redirecionado para o site do Ministério da Economia, onde irá criar um cadastro com seus dados pessoais.

Estas informações são utilizadas na conta de acesso único do governo federal, onde serão validadas. Os novos usuários ainda responderão questionário sobre sua vida trabalhista e previdenciária, recebendo senha provisória para o primeiro acesso.

Caso o usuário já possua a conta de acesso único, irá consultar a Carteira de Trabalho Digital informando o número do CPF e senha.

As anotações trabalhistas são disponibilizadas pelos empregadores no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista (eSocial).

Instituído pelo decreto federal nº 8373/2014, o sistema coleta informações que serão armazenados no Ambiente Nacional do eSocial, possibilitando aos órgãos participantes do projeto sua utilização para fins previdenciários, fiscais e de apuração de tributos e FGTS.

Quem possui a CTPS física pode guardar o documento, pois continua sendo uma forma de comprovar seu tempo de serviço em empresas e contratos anteriores.

As informações sobre as novas contratações, férias, salários, entre outros, serão feitas eletronicamente e poderão ser consultadas pela internet.

A Carteira de Trabalho Digital ainda pode ser acessada por meio de aplicativo, também disponível para celulares Android e iOS. Vale ressaltar que a CTPS Digital não tem validade como documento de identificação.

Quaisquer divergências nos dados devem ser corrigidas pela empresa contratante junto ao eSocial.

Sobre o SAC Digital

Lançado em julho de 2018, trata-se de uma moderna plataforma que unifica todos os serviços digitais do Estado em um único portal na internet, também acessível por dispositivos móveis através de aplicativo para celulares Android e iOS.

Para realizar o cadastro no SAC Digital, basta preencher um formulário com os dados pessoais, senha e endereço de e-mail válido, pois é através dele que a conta é ativada.

Atualmente, o SAC Digital conta com 19 serviços inteiramente digitais e outros 311 realizados por meio de agendamento on-line na plataforma.

 

Informações Secom/Bahia

 


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