Quarentena: qualidade do ar melhora no mundo
Alô, Comunidade! Estudos mostram que a qualidade do ar no planeta melhorou devido à quarentena pelo coronavírus.
A revista acadêmica americana Geophysical Research Letters publicou duas pesquisas demonstrando que a poluição por dióxido no norte da China, na Europa Ocidental e nos Estados Unidos diminuiu em até 60% no começo do ano se comparado ao mesmo período no ano passado.
A poluição por dióxido de nitrogênio acontece geralmente por conta dos gases emitidos durante uma combustão feita por veículos, usinas e atividades industriais. Com isso, a qualidade do ar nesses países (e no resto do mundo) melhorou.
Alerta
Mesmo com os resultados positivos, os pesquisadores alertam que não há como garantir que os baixos níveis serão mantidos, uma vez que as medidas de distanciamento social e fechamento do comércio chegarem ao fim.
Apesar disso, eles acreditam que a descoberta pode funcionar para ter uma noção de como a qualidade do ar será uma vez que a regulação sobre emissões se tornem mais restritivas.
Monitoramento
A queda nas emissões desde que a qualidade do ar começou a ser monitorada, nos anos 90, não é vista há algum tempo.
De acordo com a cientista Jenny Stavrakou, coautora de um dos estudos, uma redução do tipo não era vista desde os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 em Pequim, na China, quando o país se comprometeu a reduzir a poluição a curto prazo.
Informações Exame