Morador em situação de rua ganha ‘novo visual’ e a irmã o reconheceu em reportagem
Alô, Comunidade! Vamos contar aqui uma história linda! O morador em situação de rua, João Coelho Guimarães, de 45 anos, viveu um momento surpreendente, no dia 12 de dezembro.
O cantor sertanejo Alessandro Lobo, dono de uma loja de moda masculina e barbearia, deu ‘banho de loja’ e mudou o visual de João Guimarães após ele pedir uma lâmina para se barbear.
João passa a maior parte do dia catando latinhas nas imediações do Setor Marista, bairro nobre de Goiânia, para conseguir algum trocado para uma refeição.
Depois da matéria produzida pelo G1, Maria Guimarães, irmã de João, o reconheceu em reportagem.
“Eu o vi na reportagem e fiquei morrendo de saudade. Queremos conversar com ele e trazê-lo para passar o Natal com a família”, conta Maria.
Como tudo aconteceu
No dia 12 de dezembro, um sábado, João passou em frente a uma loja que reúne itens de moda masculina, alfaiataria e barbearia, como faz todos os dias, e foi surpreendido por um ato de solidariedade do dono do comércio, o cantor Alessandro Lobo, com quem sempre conversava e se divertia.
Naquele sábado, lembra o artista, João entrou no local e pediu um barbeador para aparar a extensa barba. O empresário, que forma a dupla César e Alessandro, conta que teve um “estalo” e resolveu proporcionar ao morador de rua um “dia de beleza”.
“Foi espontâneo. Ele passou na porta e estava muito barbudo. Pediu uma lâmina de barbear. Eu já o conheço há uns dois meses, sempre passa aqui. Então, surgiu a ideia de dar um banho de loja nele”, conta.
Melhor tratamento
Como qualquer outro cliente, João ganhou o melhor tratamento. Ficou quase que irreconhecível após fazer barba, cabelo e bigode. De quebra, ainda ganhou um paletó, três camisas, uma calça e um sapato.
De acordo com Alessandro, ele saiu de lá agradecendo por tudo. O cantor, que agora se aventura no ramo dos negócios, se emociona ao falar das lições que tirou daquele dia.
“[Falar sobre isso] me emociona. O cara é igual a nós. Tem cabeça boa”, diz, com a voz emocionada.
Música
Alessandro abriu a loja recentemente, pois, por causa da pandemia, ele e César interromperam os shows. A dupla já existe há 19 anos.
Entre as canções compostas por Alessandro e gravadas por outros artistas, a de mais sucesso talvez seja “Pega Fogo Cabaré”, entoada por João Neto e Frederico.
A ideia de Alessandro, assim que a vacina e a pandemia permitirem, é retomar a carreira musical e manter, paralelamente, o novo negócio. E, claro, seguir ajudando João.
Família
O morador em situação de rua era procurado pela família há 10 anos, diz irmã Maria Guimarães que o reconheceu em reportagem.
“Eu o vi na reportagem e fiquei morrendo de saudade. Queremos conversar com ele e trazê-lo para passar o Natal com a família”, conta Maria.
A última vez que Maria esteve com o irmão foi em Brasília, no Distrito Federal. Ele morou um tempo lá, trabalhou e decidiu ir embora em busca de oportunidades em outros estados. Depois disso, não deu mais notícias.
“Há 10 anos, estávamos em Brasília e ele foi para Cavalcante, em Goiás, para trabalhar. Depois, não o vimos mais. Nunca desistimos de encontrá-lo. Mas ele viaja muito e não tem celular, por isso fica difícil manter contato”, relata.
A irmã conta que João sempre foi carinhoso com a família e gosta de trabalhar. “Nunca foi preguiçoso. Faz de tudo. Me surpreende vê-lo nessa situação de rua, porque é a pessoa mais organizada que conheci”, ressaltou Maria.
Veja como João mudou o visual:
Informações G1