Inspiração: Vovó de 75 anos com Parkinson começa a lutar boxe para diminuir os sintomas da doença; vídeo
Alô, Comunidade! Diagnosticada com Parkinson há cerca de 10 anos, a vovó Nancy Van Der Stracten, da Turquia, pratica boxe três vezes por semana, para diminuir os sintomas da doença.
A doença de Parkinson é um distúrbio cerebral degenerativo que causa tremores, rigidez e outros problemas relacionados ao caminhar e manter o equilíbrio e a coordenação.
A doença ainda não tem cura, no entanto, os sintomas podem ser atenuados com a prática de exercícios físicos.
“Meu médico disse um dia que era proibido ficar parada”, explicou a vovó, de 75 anos.
Boxe
Quando recebeu o diagnóstico da doença, há mais de uma década, ela decidiu que não deixaria se abater. “Vá em frente, vá em frente. E esse é o meu conselho para todos. Faça um esporte e algo que você goste”, disse.
De acordo com a vovó, o boxe sem contato surgiu de repente em sua vida, quando ela foi a uma academia pesquisar exercícios que poderiam ajudá-la a controlar sua doença.
Hoje, mais do que uma terapia, ela ama e não consegue viver mais sem a luta.
Nancy pratica os golpes com um oponente que usa luvas acolchoadas. Ela nunca leva nenhum golpe, por isso, é uma maneira segura de fazer exercícios cardiovasculares que estimulam seu cérebro, assim como seu corpo.
Conforme o neurologista Geysu Karlikaya, o boxe é o exercício perfeito para alguém com Parkinson, mesmo que tenha idade avançada.
“Estudos têm mostrado que o boxe sem contato é bom para o cérebro, por isso é bom para a doença de Parkinson. Vai curar a doença de Parkinson? Provavelmente não, por ser um distúrbio neurodegenerativo… Mas melhora a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.
E isso a própria Nancy pode confirmar, já que desde que começou sua rotina de boxe, seus sintomas diminuíram. Isso sem contar que ela é o verdadeiro mascote da academia e parceiros de luta é o que não faltam!
A vovó quer que todos saibam que o segredo para se manter saudável é movimentar o corpo todos os dias e diz que vai continuar incentivando as pessoas a encontrarem um esporte de que gostem.
Informações Razões Para Acreditar
Em cada esquina tem uma notícia boa!! Divulgue!