Carnaval: Ministério da Saúde lança campanha nacional contra HIV
“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da campanha que tem a finalidade de conscientizar os foliões que irão curtir o carnaval sobre a importância do uso do preservativo, para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A campanha, que foi lançada nessa sexta-feira (22), em Salvador (Bahia), visa estimular o uso da camisinha, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos.
Na oportunidade, também foi apresentada a nova embalagem do preservativo masculino a ser ofertado no SUS.
Dados do Ministério da Saúde apontam que atualmente 73% das infecções por HIV ocorrem no sexo masculino. Os jovens também estão entre os que menos se tratam.
De acordo com o ministério, foram distribuídos 130 milhões de preservativos masculinos para os estados no Carnaval deste ano, o que representa 22% a mais que o quantitativo enviado em 2018 (106 milhões).
Além disso, 16 milhões de testes rápidos para HIV e outras DSTs estão sendo disponibilizados. No ano anterior, a quantidade foi de 13, 8 milhões.
Este ano, o embaixador da Campanha para o Carnaval é o cantor Gabriel Diniz, intérprete da música Jenifer, que promete ser o hit dos blocos no Brasil.
As peças serão veiculadas na TV, internet, rádio, jornal, aeroportos, outdoor e jornal, entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março, para a população em geral. Além da capital baiana, as ações de prevenção são realizadas nos carnavais de rua de Recife, Olinda e Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução / Ministério da Saúde