Bairro de Pirajá: Grupo As Piraguetes leva alegria e irreverência para a festa do Labatut
Alô, Comunidade! A equipe do Comunidade Notícia esteve presente no último domingo (15), na festa do Labatut, no bairro de Pirajá, acompanhando o grupo As Piraguetes.
O grupo leva irreverência e alegria pelas ruas do bairro durante os festejos, que é devido as comemorações da Independência da Bahia.
Formado por Marcos Leandro da Cruz, Sidcley Pereira, Franklin Ferreira e Vitor Barbosa, o grupo desfilou ontem, domingo, transmitindo alegria, paz e muita diversão para a comunidade de Pirajá.
De acordo com Marcos, o grupo foi fundado em 2002, na festa do Labatut, e desde então sempre esteve presente no festejo. Ele conta que a ideia de criar o grupo aconteceu num barzinho.
“Eu estava no bar com um amigo chamado Vitor, quando passou uma banda com uma galera fantasiada de mulher a ideia apareceu. A partir daquele momento resolvemos criar o grupo. Depois disso, convidamos mais dois amigos, Sidcley e Franklin”, explica.
Nesses 17 anos, o grupo sempre desfilou com fantasias diferentes, como: Pomba Suja, Bofe de Elite, Brasileirinhas, Noiva, Cal Girl, Chapeuzinho Vermelho, Freira, Colegial, Marinheiras, Guerreiras, Branca de Neve, entre outros.
“Este ano vamos sair de Cleópatra. Vamos espalhar alegria por onde passarmos”, fala entusiasmado, Marcos.
A escolha da fantasia e do tema é feita através de uma reunião dos integrantes fundadores. A opção com mais votos ganha.
O desfile do grupo começa sempre às 12h, com saída no final de linha da Rua Velha, sentido Conjunto Pirajá.
“Ninguém pode voltar para casa antes das 18h, é uma das nossas regras”, revela Cruz, sorrindo.
Interessados em participar do bloco
O grupo é formado por amigos e familiares e não visa lucro. Ele explica como um interessado pode ser tornar um membro:
“Às vezes quando algum membro quer participação de outra pessoa fazemos uma avaliação com alguns critérios. A pessoa tem que ser da paz e tem que gostar de se divertir”, diz.
Para fazer parte de As Piraguetes, os fundadores se reúnem e analisam o perfil do candidato, como foi o caso do novo integrante Anderson Araújo, conhecido como Miquinho.
Foi analisado o comportamento de Anderson. Se ele é uma pessoa da paz, se é tranquilo, se é do bem.
“Este ano Marcos participou de um bloco em minha cidade, Conceição de Jacuípe, com o grupo As Piriguetes. Ele gostou e me convidou para participar da festa de Labatut. Passei por uma avaliação dos diretores e fui aprovado. Agora é só curtir e levar a felicidade para todos da comunidade”, fala empolgado, Anderson.
Marcos diz em poucas palavras qual é a finalidade do grupo. “ Queremos transmitir paz, alegria, amor e irreverência”, pontua.
Curiosidade
Nomenclatura de Piraguetes é a junção de Pirajá com piriguetes.
Fotos: Festa do Labatut ao longo dos 17 anos do grupo As piraguetes/ Crédito: As Piraguetes
Siga o CN no Facebook e Instagram
Parabéns
Acho lindos acompanho todas os anos tenho dois amigos que participa parabéns pra vcs Roupas lindas máquiagem tudo lindo
Parabéns! A beleza e o encanto de uma festa é quando os participantes tem o desejo de se divertir e levar alegria para todos os que estão ao seu entorno .
Super bacana a tradição desse grupo.