Bairro de Pernambués: Jovem se destaca no fisiculturismo baiano

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! Vamos conhecer a história de Lucas Nascimento Costa, morador do bairro de Pernambués, que se destaca no esporte que exige muito sacrifício do corpo, o Fisiculturismo.

Lucas tem 28 anos de idade, já participou de importantes campeonatos no cenário nacional, como campeonato baiano e mineiro, sendo campeão e obtendo boas colocações nas competições.

Em 2015, pela Associação Nacional de Fisiculturismo Amador (NABBA), no campeonato baiano, ficou em 2º lugar. Já no ano de 2017, foi campeão.

Neste ano, ficou em 3º lugar, no campeonato mineiro, pela Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB).

O fisiculturismo é uma prática que visa o aumento dos músculos corporais a partir do hipertrofismo, isto é, aumento no volume da massa muscular.

Lucas antes de praticar fisiculturismo/ Crédito: Lucas Costa / Arquivo pessoal

Como tudo começou

 Lucas conta que aos 17 anos de idade era muito magro e por isso decidiu começar a treinar em casa, através de informações de musculação na internet.

“Nas pesquisas encontrei o fisiculturismo, a partir daí busquei mais conhecimentos e me interessei pelo esporte”, relembra.

Treinamento

Graduado em Marketing e atualmente estudante de Educação Física, o fisiculturista fala sobre o treinamento. Para manter o corpo, ele mantém uma rotina de treino e uma dieta balanceada.

“É dado estímulo para construção muscular, quanto melhor o estímulo mais músculo o atleta vai construir. E para oferecer matéria prima para o desenvolvimento dos músculos a dieta é muito importante. O treinamento precisa variar em períodos assim como a dieta para trazer novos estímulos e driblar possíveis estagnações”, explica.

Para obter um corpo de alto nível, como o de Lucas, a alimentação é fundamental.

Ele diz que fora de competição come cerca de 4 a 5 mil calorias, sendo a maior parte de carboidratos (arroz, macarrão, aveia, tubérculos). Já em preparação para competição as calorias caem para menos de 2 mil e a maior delas passa a ser composta de proteína (ovos, frango e peixe).

O atleta enfatiza que para ser um fisiculturista é necessário ser consistente no planejamento, ou seja, treinar pesado, fazer dieta e não se apressar ou pular etapas.

Com o esporte aprendeu a ser disciplinado, consegue manter o foco e a ser, principalmente, paciente, pois os resultados demoram anos para serem alcançados.

Lucas é tão ligado ao esporte que hoje em dia trabalha com consultoria online na preparação de outros atletas e tem como objetivo se tornar atleta profissional.

“Eu basicamente participo de competições porque realmente gosto, por satisfação pessoal. Meu objetivo é adquirir experiência para continuar meu trabalho fazendo consultoria como preparador de atletas. Além disso, pretendo me profissionalizar”, fala entusiasmado.

Dificuldades

Não é só de coisa boa que existe nessa trajetória. Lucas, mesmo com boas colocações nas competições, não consegue apoio para custear as viagens e hospedagens para as disputas do campeonato Brasileiro.

“Infelizmente não tenho apoio desse modo, algumas empresas fecham parcerias comigo, mas ainda não tive a oportunidade de negociar um patrocínio que pudesse custear esses gastos com passagens e hospedagens”, relata.

Lucas diz para a equipe do Comunidade Notícia que devido à falta de apoio muitos atletas da Bahia e do Nordeste migram para eixo sul-sudeste, no qual o esporte é mais valorizado pelas empresas e assim podem conseguir patrocinadores que os levem as competições internacionais.

Mesmo com os problemas de apoio, o atleta não desanima e manda um conselho para quem quiser iniciar no esporte.

“Não pule etapas, o fisiculturismo é um esporte em que você vai evoluindo gradativamente, descobrindo falhas no físico, melhorando-os. Seja consistente e realmente goste do que faz. A motivação vai acabar muitas vezes, mas a disciplina tem que estar lá para mantê-lo, fazendo o que tem que ser feito”, orienta.

Lucas define em poucas palavras o sentimento pelo o esporte. “O fisiculturismo é um hobby. É mais que um esporte, é uma escola para vida”, finaliza.

Conheça mais o atleta no blog www.esprema.blogspot.com

Fotos: Lucas Costa / Arquivo pessoal

 


 

Siga o CN no Facebook e Instagram

Um comentário em “Bairro de Pernambués: Jovem se destaca no fisiculturismo baiano

  • 10 de julho de 2019 em 14:19
    Permalink

    Parabéns Lucas! 👏🏾👏🏾👏🏾 Continue com essa determinação, que você conseguirá o seu objetivo. Parabéns Comunidade Notícia pela reportagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *