Alunos criam protótipo de roupa para segurança de ciclistas
Três estudantes do curso superior de tecnologia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) criaram uma roupa especial para aumentar a segurança dos ciclistas no espaço urbano. O traje é composto por luzes de LED, capaz de sinalizar previamente as manobras e conversões dos ciclistas.
Os alunos do curso superior de tecnologia em análise de desenvolvimento de sistemas foram convidados por professores a participarem de um grupo de pesquisa. O tema era tecnologia vestível, ou seja, roupas e acessórios inteligentes.
Um exemplo seria a produção de artigos específicos para atletas que monitoram batimentos cardíacos, temperatura e níveis de estresse. Além dos aspectos relacionados a saúde, os produtos também contemplam itens de segurança.
O estudante Bruno Felipe da Silva, de 29 anos, explica como foi o processo de planejamento da ideia desenvolvida por ele e os demais colegas. O projeto previa a criação de um protótipo com sistema simples e intuitivo.
“O Professor nos convidou para participar do grupo de pesquisas sobre vestíveis e surgiu a ideia de fazer algo voltado para ciclistas, aí desenvolvemos essa camisa, com indicação de setas para trazer mais segurança para os ciclistas”, conta.
Os alunos fizeram diversas pesquisas com a intenção de descobrir se já havia alguma roupa parecida com a que eles estavam propondo. O resultado foi animador, não existia nenhuma vestimenta para ciclistas com essa tecnologia.
Após a etapa de pesquisas, os alunos iniciaram o processo de confecção do produto. A peça desenvolvida permite acionarluzes indicativas de direção por meio de movimentos do pulso do usuário. Há também uma outra opção, a de pisca-alerta. Essa foi pensada para dias chuvosos, com neblina ou pouca visibilidade. O produto teria um custo médio de até R$ 150 para o público.
De acordo com o Ministério da Educação, o protótipo criado pelos três estudantes é um dos oito projetos do Instituto Federal de Rondônia selecionados para participar do Campus para o Futuro –um dos braços da Campus Party Brasil.
O evento está marcado para fevereiro, em São Paulo, e reunirá empreendedores, cientistas, pesquisadores e interessados em tecnologia.
Com informações MEC
Foto: MEC