Estudante do município de Castro Alves conquista medalha de bronze em Cuba
Alô, Comunidade! O estudante Davi Alcântara, de 12 anos, conquistou a medalha de bronze no Panamericano Sub-13, realizado em Cuba. A competição de Judô aconteceu entre os dias 26 e 30 de novembro, na cidade de Varadero.
Morador de Castro Alves, município baiano a cerca de 197 km de Salvador, Davi levou alegria ao recôncavo baiano com sua conquista.
Durante o campeonato, ele enfrentou quatro adversários, avançando de fase até a semifinal, na qual foi derrotado. Com o resultado, o judoca conquistou a medalha de bronze.
Competindo na categoria até 34 kg, o jovem judoca afirma sentir-se honrado por representar sua família e sua cidade.
“Sinto-me honrado por Deus e acredito muito que estou vivendo o propósito de vida que Ele tem para mim. É uma alegria poder trazer orgulho para minha família e para todos ao meu redor, através do meu esporte do coração: o judô”, fala agradecido.

Para Davi, fé e força de vontade foram fundamentais para a conquista: “Tudo isso foi resultado da minha fé, junto com meus esforços e dedicação”, reflete.
Ele ressalta que a competição foi sua primeira experiência internacional, o que tornou a medalha ainda mais significativa. “As lutas foram uma oportunidade de aprendizado e crescimento. É como se novos horizontes se abrissem para mim.”
O início da paixão pelo judô
Davi descobriu o judô por curiosidade e rapidamente transformou a modalidade em uma paixão. Com o passar do tempo foi se empenhando no treinamento físico e se dedicando para estar em boas condições de luta.
Antes da competição, ele se submeteu a uma preparação intensiva:
“Foram meses de muito treinamento físico, força de vontade e dedicação total para estar em condições perfeitas de dar o meu melhor no tatame”, compartilha.


Desde 2021, ele treina na academia Assamaca, onde conta com a orientação da sensei Graças Marques. De acordo com o atleta, a técnica teve papel fundamental na sua conquista.
“A sensei Graça é uma treinadora com muita experiência, que se dedica ao máximo para nosso desenvolvimento. Ela e os demais senseis têm grande peso em cada medalha que conquistamos”, destaca.
O lutador, que tem o sonho de crescer no esporte e alcançar as olimpíadas, manda uma mensagem para todas as pessoas que o apoiaram:
“Obrigado a todos pela torcida e por acreditarem em mim. Que Deus possa recompensá-los e abençoá-los de maneira especial. Espero sempre contar com o apoio de vocês e poder comemorar juntos cada nova fase, conquista e vitória. Para todo atleta, todo apoio é válido e se torna um grande incentivo. Acredito na vontade de Deus e em seus planos, pois grandes coisas Ele tem preparado para mim, e cada uma delas será comemorada ao lado de Deus, da minha família e do povo de Castro Alves”, agradece.
Apoio da família
Para a Auxiliar de Classe, Elane dos Santos Alcântara, 45 anos, mãe de Davi, o filho é um menino abençoado e dedicado.
“Davi é amoroso, cuidadoso e tem uma fé inabalável. Ele se entrega de corpo e alma ao que faz, e isso reflete no judô. Falar de Davi é lembrar de superação e determinação”, emociona-se.
Elane destaca a importância da medalha de bronze para a família e para Castro Alves.
“Vivenciar essa conquista foi gratificante. Ele competiu com atletas de vários países e trouxe essa medalha para nossa cidade e nosso estado.”

Além do orgulho pelo desempenho esportivo, a mãe enfatizou os valores que o esporte ensina. “O judô trouxe disciplina, foco e responsabilidade para Davi, que são fundamentais para a formação de um bom cidadão.”
Ela apoiou o filho com orações e ajudou na preparação, auxiliando na alimentação e na rotina de treinos.
Davi também recebeu apoio da Prefeitura de Castro Alves, do Atacadão São Roque e de Rodrigo Farias.
Sensei e a academia Assamaca
Graças Marques, de 57 anos, é a sensei de Davi e uma das responsáveis pelo sucesso do jovem. Ela explica que ele treina em Castro Alves e na cidade de Cruz das Almas, dedicando-se de 3 a 4 horas por dia. “Ele é incisivo e possui uma velocidade excelente na execução das técnicas”, garante.

A sensei destacou que Davi é um atleta quem vem de um projeto social chamado “Cidadão pro Mundo”, da cidade de Castro Alves, e acredita em seu potencial para alcançar resultados ainda melhores em 2025.
“Temos a certeza que estarmos trilhando o caminho certo em busca da evolução de novas conquistas”, salienta.
Atualmente, a Assamaca realiza trabalhos sociais e particulares em 17 cidades da Bahia, atendendo 4.683 crianças e adolescentes em modalidades como judô, karatê, taekwondo e wrestling.
Para mais informações sobre a academia: (75) 98191-6008
—————————-Em cada esquina tem uma notícia boa!! Divulgue!——————————–