Gratuito: Sesab vai oferecer mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa
Alô, Comunidade! A partir de 4 de outubro a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai ofertar mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, como parte da campanha do “Outubro Rosa”.
A ação marca 10 anos de iniciativas do órgão com o objetivo de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama.
Exames
Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento.
Para as mulheres que tiverem diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento.
De acordo com a Sesab, na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.
Locais
Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican).
Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde.
Hospital da Mulher
Conforme a Sesab, o Hospital da Mulher terá uma programação especial, a ser iniciada no dia 4 de outubro, com a realização de punções mamárias (biópsias) para pacientes, em articulação com as Policlínicas, visando reduzir o tempo do diagnóstico e tratamento para as pacientes.
Durante todo o mês de outubro serão realizadas cirurgias de reconstrução mamárias para pacientes oncológicas da unidade.
Também durante todo o mês de outubro serão realizadas palestras de conscientização sobre o câncer de mama, voltadas para colaboradores e pacientes do hospital.
Na segunda quinzena de outubro serão entregues perucas do projeto “Fio Solidário”, em parceria com o “Tantinho de Esperança”, para pacientes oncológicas da unidade hospitalar.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Segundo a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”. A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária estabelecida é a estratégia de rastreio precoce mais indicada.
O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
SAIBA COMO AGENDAR AS MAMOGRAFIAS
Para ser atendida, a mulher deve agendar o exame através do site da Sesab. No dia marcado deve-se apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município. O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Esse ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia.
As unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais: UNEB, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro); Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro); Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro); Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro); 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro); Lar Harmonia, Piatã (de 21 a 23 de outubro); sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro), UPA de São Caetano, em São Caetano (de 3 a 13 de novembro), e Organização do Auxílio Fraterno, Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).
Segundo a Sesab, ao longo da programação do Outubro Rosa pode ocorrer alguma alteração nos locais de atendimento.
Vamos cuidar da saúde!
Em cada esquina tem uma notícia boa!! Divulgue!