É da África! Primeiro-ministro da Etiópia ganha Nobel da Paz 2019

Compartilhe com os seus amigos

Alô, Comunidade! O prêmio Nobel da Paz foi para o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali.

Ele foi premiado por ter conseguido um acordo de paz com a Eritreia em 2018, país que faz fronteira com a Etiópia.

Com formação em engenharia, o premiê chegou ao poder também no ano passado. Aos 43 anos, Ali é o chefe de governo mais jovem da África.

O anúncio do 100º Prêmio Nobel da Paz foi feito na manhã desta sexta-feira (11), em Oslo, na Noruega.

“Ele passou seus primeiros cem dias como primeiro-ministro levantando o estado de emergência do país, garantindo anistia para milhares de prisioneiros políticos, descontinuando a censura da mídia, legalizando partidos de oposição, exonerando líderes militares e civis que estavam sob suspeita de corrupção e também por aumentar significavelmente a influência de mulheres na política e na comunidade etíope. Ele também quer fortalecer a democracia ao propor eleições livres e justas”, diz o comunicado do Nobel.

O comitê ainda afirma que quer “expressar um reconhecimento a todos os atores que trabalham pela paz e a reconciliação na Etiópia e nas regiões do leste e nordeste africanos”.

Nascido em uma família muito pobre, Ali foi considerado um visionário e um reformista com a capacidade de injetar otimismo nesta região do mundo castigada pela pobreza e a corrupção.

O prêmio de Ali foi celebrado em um comunicado do gabinete do governante.

“Este reconhecimento é um testemunho eterno dos ideais do Medemer (“permanecer juntos” ou “sinergia”, em amárico) de união, cooperação e coexistência mútua que o primeiro-ministro permanentemente liderou”, diz a nota.

Prêmio

A entrega oficial do prêmio de 9 milhões de coroas suecas (cerca de 3,76 milhões de reais) acontecerá em 10 de dezembro, dia que o fundador do prêmio, Alfred Nobel, morreu.

O prêmio significará um impulso para o governante, que enfrenta uma onda crescente de violência entre diferentes grupos em seu país, onde estão previstas eleições legislativas em maio de 2020.

 

Foto:reprodução instagram

Com informações Exame


Siga o Comunidade Notícia no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *