Garoto com autismo constrói maior réplica do Titanic
Um garoto que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolveu uma réplica do navio Titanic que foi considerada o maior exemplar feito com peças de Lego. De acordo com o museu dedicado ao navio Titanic Pigeon Forge, o trabalho de Brynjar Karl Birgisson mede quase 8 metros de comprimento por 1,5 metro de altura, e é o maior do tipo conhecido no mundo.
Quando começou o projeto, ele tinha 10 anos e demorou 11 meses para concluir o trabalho. Atualmente, o adolescente tem 15 anos e conta que a decisão de construir a réplica mudou sua vida e a sua relação com o transtorno.
Brynjar Birgisson afirma ter começado a brincar com as peças de Lego aos cinco anos, inspirado por uma visita a um parque dedicado ao Lego na Dinamarca, e explica que aos 10 anos quando começou a construir o Titanic, uma pessoa o ajudava durante todas as atividades da escola. “Hoje eu estudo sem qualquer apoio. Minhas notas subiram e meus colegas de turma me consideram como um dos seus pares”, conta.
A família também teve um papel importante no incentivo, uma vez que o jovem possuía um talento incomum. “Meu pai me ajudou com as instruções e fez a planta do navio para a escala do Lego, já minha mãe foi a técnica e mentora, me ajudando a encontrar caminhos para o sonho se tornar realidade, comprando peças, ferramentas e organizando contato com a imprensa e visitas ao projeto”, conclui o jovem.
Com informações G1
Foto: Divulgação/TitanicPigeonForge.com